O espiritual e a cena: a transformação do espaço cênico dos espetáculos de Peter Brook

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ortiz, Sergio Ricardo Lessa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13042021-152939/
Resumo: O espiritual e a cena: a transformação do espaço cênico dos espetáculos de Peter Brook investiga se a busca pelo aprimoramento da espiritualidade ou, o que se denominou como busca pelo sagrado em cena, implicou na simplificação da cenografia e na transformação da apropriação espacial e valorização do espaço cênico nas obras de um dos mais importantes encenadores do século XX, que também influenciou bastante o pensamento teatral no começo do século XXI - Peter Brook, responsável por uma intensa pesquisa sobre o teatro ritualístico/sagrado. O trabalho evidencia as questões expostas anteriormente sobre o processo de simplificação dos elementos visuais dos seus espetáculos por meio da análise do processo de criação espacial dos cenários e dos trajes de cena, nos espetáculos A Conferência dos Pássaros (1979), O Jardim das Cerejeiras (1981), A Tempestade (1990) e A Tragédia de Hamlet (2001). Documenta, indica e reflete de que forma a trajetória de evolução espiritual do encenador culminou no processo de tornar simbólicos os elementos visuais das peças, durante a concepção do espetáculo e, por meio da análise de documentos, aponta para a condução de seu teatro rumo ao teatro sagrado definido por Brook. As principais referências bibliográficas são: O Espaço Vazio, Fios do Tempo e A Porta Aberta