Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Silva, Polyana Batista da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-23072024-142320/
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Resumo: |
Mundos virtuais são espaços organizacionais a serem potencialmente usados no futuro para práticas profissionais. A tese analisa a topologia de diferentes soluções comerciais de Mundos Virtuais e como a agência humana eventualmente é conectada com a interface do espaço virtual, incluindo o uso de avatar. Usuários de espaços virtuais operam em duas camadas de realidade de forma simultânea, e sua sensação de agência pode ser transferida temporariamente para o avatar e para o ambiente virtual, sendo então afetada pela topologia daquele espaço. As proposições feitas pela tese estão baseadas em dois estudos empíricos de observação em catorze Mundos Virtuais realizada pela própria autora. A partir da análise, mostro que a topologia do espaço e a sensação de agência possuem efeito recursivo um no outro. Quando se está imerso nestes espaços, o locus da ação passa a ser o espaço virtual, que exerce uma mediação preponderante na atividade cognitiva do indivíduo. Assim como a maior transferência da sensação de agência para o espaço virtual em certas comunidades profissionais daquele espaço irá com o tempo favorecer o surgimento de frames e rotinas naquele ambiente. Espaços virtuais de interação social e profissional desafiam premissas tradicionais em estudos organizacionais, contabilidade e finanças, pois topologia e agência devem ser reconsideradas nestes ambientes. |