Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Tokunaga, Larissa Guedes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-21112016-151109/
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Resumo: |
A presente pesquisa debruçar-se-á sobre o documentário Punk Molotov (1983-1984), dirigido por João Carlos Rodrigues, produção audiovisual que acompanha a expressão musical da banda carioca Coquetel Molotov (1981-1984). Tendo-se como escopo a discussão do modelo de sujeito anarcopunk que tal produção audiovisual constrói em seu enredo, buscar-se-á perquirir como as subjetividades são projetadas pelo diretor, que se apropria intuitivamente de referenciais anarquistas para mostrar a trajetória dos sujeitos no movimento punk da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A problemática que norteará a investigação pode ser formulada da seguinte forma: como as concepções acerca do visual, musicalidade, esporte e ideologia anarquista desenvolvidas no registro de uma banda punk do Rio de Janeiro podem sinalizar a construção do arquétipo de um sujeito alternativo? Como o processo de formação do sujeito anarcopunk é descrito no bojo do documentário? Tomando-se como referencial o filósofo Félix Guattari e sua teoria sobre a micropolítica, pretende-se questionar em que medida o modelo de sujeito proposto pelo diretor se coaduna a uma valorização da ação direta, microscópica, no cotidiano da contemporaneidade. A interpretação do documento audiovisual ocorrerá por meio do cotejo dos discursos, músicas e imagens nele contidos e parte da teoria desenvolvida por autores pós-estruturalistas. |