Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Moraes, Cristiane Landi de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-06022023-154415/
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Resumo: |
Esta dissertação apresenta um conjunto de proposições curatoriais para o desenvolvimento de ações de conservação colaborativa. O objetivo principal é indicar caminhos para a elaboração de um projeto sistemático de conservação orientado à preservação do conjunto artefatual cerâmico da coleção Asurini do Xingu formada pela antropóloga Regina Pólo Müller e salvaguardada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Com a proposta apresentada pretende-se também inspirar conservadores e outras instituições a planejarem e desenvolverem atividades de conservação de acervos etnográficos em parceria com os povos indígenas que os originaram. A elaboração das propostas supracitadas passa pela investigação dos contextos histórico-conceituais que conduziram à formação dos acervos etnográficos, seus modos de tratamento e exibição ao longo da história. A partir de uma abordagem sobre os ideais de preservação que, entre o final do século XIX e início do XX, levaram à separação entre os objetos e as sociedades que os produziram, procuramos compreender as mudanças de paradigmas que contribuíram para o desenvolvimento de ações de colaboração. Ao fazermos isso, lançamos nosso olhar sobre diversas experiências colaborativas de conservação realizadas em diferentes partes do mundo nas últimas décadas. O estudo sobre os parâmetros que orientaram o cuidado dispensado aos objetos etnográficos ao longo da história, associado a uma análise de experiências colaborativas concretas, contribuiu para se pensar ações curatoriais de preservação, considerando o protagonismo dos povos indígenas em toda a cadeia de procedimentos de conservação de bens patrimoniais. |