Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Piccino, Evaldo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-29082017-134107/
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Resumo: |
Esta tese trata da produção em disco e teatro de revista do cantor carioca Francisco Alves entre 1920 e 1932, período que marcou sua consagração como intérprete. Procura mapear através de sua carreira, a trajetória e o papel do disco e do teatro de revista enquanto seus mediadores, comparando-os como meio de circulação e fixação das músicas gravadas e interpretadas por Alves. Através de uma pesquisa realizada em jornais e revistas da época, na primeira parte do trabalho foi feito um levantamento das peças em que atuou e nos arquivos da companhia teatral recuperados trechos e falas dos personagens que representou. Essa primeira parte engloba de 1920 e 1926, período que atuou como ator secundário no Teatro São José e gravou sem sucesso alguns discos nas gravadoras Popular e Casa Edison. A maneira como estas canções circularam nas festas populares e no teatro de revista foi abordada assim como uma comparação dos modos de produção do teatro e da indústria fonográfica. A segunda parte engloba de 1927 e 1932 e marca uma inversão quantitativa na produção de peças de teatro e de discos na trajetória de Francisco Alves, quando foi consolidada sua consagração. Foi enfocada a maneira como as músicas gravadas por ele passaram a se redimensionar nos palcos e ele a se definir como cantor, se articulando com a gravadora, compositores e outros cantores através de seu posicionamento enquanto agente nas diferentes instâncias de mediação. Neste período a ascensão de Francisco Alves coincidiu com a de vários gêneros musicais urbanos e a tese mostrará o caminho deles para o disco e o teatro e entre um e outro meio. |