Séries brasileiras na TV paga e nas plataformas streaming: gêneros, formatos e temas em um circuito em transformação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ikeda, Flavia Suzue de Mesquita
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-22112022-154938/
Resumo: A tese teve como objetivo estudar as séries brasileiras que estrearam no país, na televisão paga e nas plataformas streaming de vídeo sob demanda por assinatura Netflix e Globoplay, entre os anos de 2005 e 2020, sob a perspectiva dos gêneros, formatos e temas, considerando-os como categorias essenciais para pensar a persistência da linguagem televisual através das mídias e tecnologias. Reflete sobre as múltiplas formas de acesso à ficção televisiva e sobre a diversificação de criadores e produtoras independentes envolvidos na produção de séries. Trata-se de um estudo qualitativo, que combina etapas exploratória, descritiva e explicativa, e utiliza dados quantitativos, com base no levantamento realizado, para seleção dos gêneros e formatos, temas e títulos que compõem o corpus no recorte temporal mencionado. O trabalho apresenta um mapeamento das produções e destaca recorrências e experimentações, em anos de mudanças regulatórias, econômicas e institucionais e de intensificação dos processos de transnacionalização de negócios e conteúdos das mídias. Para embasar as análises, utiliza os Estudos de Televisão, os Estudos Culturais, os Estudos de Linguagem, na perspectiva bakhtiniana, e a análise do discurso de linha francesa (A.D.). No período observado, estrearam 208 séries (330 temporadas) brasileiras na TV paga, em 26 canais, além de 26 títulos (35 temporadas) nas plataformas Globoplay e Netflix. Apesar de o estudo constatar o desenvolvimento de produções independentes, nota-se a persistente centralidade do grupo Globo na veiculação e produção de ficção seriada. Nas análises, foram observadas diferentes estratégias e experimentações na composição das séries, mostrando as recorrências que constituem, ao longo do tempo, os gêneros e formatos televisivos e explicitando os procedimentos interdiscursivos e intertextuais neles envolvidos, como adaptações, hibridizações de gêneros e formatos e tematização.