As verdades secretas da poética televisiva contemporânea: da telenovela convencional à novela de streaming

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lotti, Bernardo José Monteiro
Orientador(a): Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17150
Resumo: Esta pesquisa abarca o processo de transição das telenovelas convencionais para a novela de streaming, considerando o papel desempenhado pela Rede Globo nesse segmento. Considera-se, para isso, o impacto da emissora no imaginário popular da sociedade brasileira nas últimas décadas, especialmente no que se refere às discussões geradas por suas produções de ficção seriada (Lopes, 2021). Com base nisso, questionou-se: em relação a aspectos temáticos, narrativos e estilísticos, como a novela de streaming têm se distanciado (ou se aproximado) da telenovela convencional? O objetivo geral desta pesquisa foi o de apresentar a poética da ficção seriada contemporânea produzida pela Rede Globo, por meio da comparação entre uma telenovela convencional e uma produção do mesmo tipo direcionada ao streaming. De maneira mais específica, o trabalho buscou trazer discussões sobre o processo de convergência entre as mídias tradicionais e as novas mídias de comunicação; estabelecer critérios para observação de temas, narrativas e estilos de realizações criadas prioritariamente para plataformas de streaming, com base em metodologias utilizadas nos estudos de comunicação audiovisual; e identificar as semelhanças e divergências na poética da ficção seriada seja na televisão ou no streaming, por meio da análise poética dos dois objetos em questão: Verdades Secretas (TV Globo, 2015) e Verdades Secretas II (Globoplay, 2021). A metodologia adota uma abordagem qualitativa, dividida em duas etapas: a primeira é uma pesquisa bibliográfica, que busca oferecer uma fundamentação teórica sobre o formato da telenovela e a sua evolução (Lopes, 2021), as alterações sofridas nesse processo de convergência (Jenkins, 2009) e como a ficção seriada é manifestada dentro do streaming (Mungioli, 2017); a segunda constitui-se pela análise, direcionada às produções referenciadas anteriormente, orientado pelos modelos propostos por Bordwell e Thompson (2013) e por Butler (2018), nos estudos de cinema e televisão, respectivamente, além de outros autores que contribuem de alguma forma para a leitura da poética nestas obras. Percebe-se a interdisciplinaridade na comunhão dos estudos de narrativa e estilo, enraizados na área de Letras, com os estudos de cinema e audiovisual, originados nas Artes, e para observação de produtos midiáticos, objetos de interesse da Comunicação. Nesta pesquisa, o resultado apontou para um movimento que revela um distanciamento daquilo que foi apresentado na televisão, principalmente em termos estilísticos, dando sequência a narrativa desenvolvida na primeira parte, mas tomando um foco que visa atender um modelo de produção comercial, não mais atrelado a um cenário nacional.