Relações sáficas na ficção seriada contemporânea: análise narrativa e estilística de Euphoria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lima, Julia Araujo de
Orientador(a): Hergesel, João Paulo Lopes de Meira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16685
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a representação das relações sáficas na ficção seriada contemporânea, a partir da série Euphoria, produzida e veiculada pela plataforma de streaming HBO Max. Os objetivos específicos foram: revisitar os conceitos de identidade, heteronormatividade e performatividade, no âmbito da teoria queer; estudar a construção narrativa e estilística de cenas que evidenciam o relacionamento afetivo entre as personagens Rue e Jules; e discutir, em complementação à telepoética, as relações socioculturais presentes nos recortes realizados. De caráter qualitativo e de abordagem interpretativa, esta pesquisa adotou como metodologia: um levantamento bibliográfico de publicações científicas que abordem as questões da não heteronormatividade em séries produzidas por e/ou exibidas em plataformas de streaming; uma revisão teórica de estudos de gênero e sexualidade, a partir de Judith Butler (1999), Eve K. Sedgwick (1985), Berenice Bento (2008) e Adriana Agostini (2020); e uma análise narrativa e estilística de cenas recortadas da série, com base em Jeremy G. Butler (2010) e David Bordwell (2005; 2008; 2013). Os resultados permitiram visualizar possíveis aproximações entre os estudos de gênero e sexualidade em diálogo com o campo teórico dos estudos de televisão e televisualidades. A partir disso, concluiu-se que a representação do casal lésbico, contando com a observação e pesquisa de outros casais representados em outras séries e filmes, foi construída de maneira progressiva, auxiliada pela movimentação das câmeras, pelas cores utilizadas, pelos diálogos e por outras escolhas técnicas do audiovisual.