\"Batiza esse neném\": mercado, MPB, samba e processo social em Estudando o samba, de Tom Zé

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Soares, Leilor Miranda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-19052021-202440/
Resumo: Este trabalho se propõe a identificar, analisar e interpretar os elementos do projeto estético em formação de Tom Zé na época de seu chamado ostracismo nos anos 1970, especificamente no disco Estudando o samba (1976). A partir de uma abordagem interdisciplinar, que contemple os aspectos musicais, poéticos, históricos, sociais e econômicos presentes nas canções, procuramos esclarecer os sentidos desse projeto estético à luz do processo social, bem como suas relações com a estrutura do mercado fonográfico brasileiro na década de 1970, com a MPB, o tropicalismo e o samba. Observamos que, através de procedimentos musicais, poéticos e expressivos, constrói-se ao longo do disco um ponto de vista de outsider, que formaliza a posição de Tom Zé no mercado fonográfico e a partir do qual Tom Zé observa e produz comentários acerca das formas consolidadas da canção popular brasileira. Relacionado a esse ponto de vista exterior, pode-se perceber na maior parte do disco algo próximo de um distanciamento brechtiano. Para explorar essa proximidade e interpretar seus sentidos, realizamos comparações com alguns procedimentos do teatro épico de Bertolt Brecht (1898- 1956), como a ironia, a paródia, a citação e a interrupção.