Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Bialski, Adriana Abuhab |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-28032022-113626/
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Resumo: |
O presente trabalho pretende contribuir para a produção de um conhecimento museológico judaico-brasileiro, por meio da atuação na interface entre estudos judaicos e museologia. Nesse contexto, reflete a trajetória de vinte e um anos do Museu Judaico de São Paulo: da constituição da Associação de Amigos ao estabelecimento da sede; da requalificação do edifício sinagogal que lhe dá origem à incorporação do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro; das primeiras exposições temporárias às incursões no universo virtual, para citar apenas alguns marcos. A pesquisa examina a criação de um museu judaico pela comunidade de São Paulo até os momentos finais que antecedem a abertura da exposição de longa duração, à luz dos conceitos de museu e museu judaico, visando responder às seguintes perguntas: que museu é esse, o que motivou sua fundação na virada do século, quem são os protagonistas e o que os inspirou, para quem é o museu e qual seu papel na contemporaneidade. A metodologia empregada incluiu pesquisa bibliográfica, voltada aos temas da presença judaica no país e às questões de patrimônio, museus e memória, associada à pesquisa documental relacionada às entidades Templo Beth-El e Museu Judaico de São Paulo e às entrevistas elaboradas junto a idealizadores, diretores, conselheiros, colaboradores e demais envolvidos no projeto. O Museu Judaico de São Paulo faz parte de uma iniciativa comunitária. Ao mesmo tempo, quer falar à sociedade maior, exercendo sua incumbência social e seu poder de humanização, atribuições potenciais dos equipamentos culturais nos dias de hoje. |