Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Mauro, Rosana |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-11062019-170554/
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Resumo: |
Esta tese estuda personagens femininas consideradas populares em duas telenovelas de João Emanuel Carneiro, dirigidas por Amora Mautner, Avenida Brasil (2012) e A Regra do Jogo (2015/2016). Ambas foram exibidas na Rede Globo no horário das 21 horas. Consideramos como populares as personagens que representam mulheres da classe-que-vive-do-trabalho (ANTUNES, 2001), ou seja, que vendem seu trabalho de forma direta ou indireta, e que apresentam o habitus e o capital cultural (BOURDIEU, 2007) da classe popular. O objetivo foi analisar como essas personagens são construídas em termos discursivos e televisuais, face a um discurso circulante (CHARAUDEAU, 2012) a respeito da mulher popular no Brasil. Frente a esse objetivo, o trabalho organizou-se sobre dois grandes eixos: (1) a história e a formação de um discurso sobre a mulher pobre e urbana no país (SOIHET, 2015; FONSECA; 2015; RAGO, 2015), apoiando-nos também no conceito de representação de Hall (2016); (2) a construção da personagem de ficção televisiva, as particularidades das personagens de telenovela e a realização de uma tipologia da personagem feminina popular nas tramas estudadas. As análises consistiram no levantamento das principais características físicas, psicológica e sociais das personagens, na realização de tipologias e no estudo de cada uma delas, 28 no total, com base no plano do conteúdo e no plano da expressão e suas respectivas formas e substâncias, de acordo com a teoria de Hjelmslev (GREIMAS, 1973; FONTANILLE, 2008; VOLLI, 2007). O foco da análise recaiu sobre a construção de um discurso televisual o qual se corporifica por meio de questões formativas e estéticas não apenas do meio televisivo, mas também de matrizes culturais e formatos industriais que compõem a tecnicidade do mapa das mediações de Martín- Barbero (2009) e parte da midiatização. A metodologia empregou ferramentas da análise do discurso, dos estudos de linguagem de Bakhtin (1999; 2003; 2010) e da semiótica para abarcar a complexidade da construção de personagens nessas telenovelas como forma e produto cultural. Ao longo da análise, observou-se que a caracterização espaço-temporal das personagens mostrava-se como elemento-chave para sua construção e, recorrendo ao conceito de cronotopo (Bakhtin, 2010), foram encontrados nas personagens quatro tipos: o cronotopo de aventura, o idílico, o da terceira na vida privada e o trivial. As personagens foram divididas em trabalhadoras e emergentes sociais e nas seguintes tipologias: matriarca, mantenedora, periguete, femme fatale arrivista, melhores amigas, mentoras, camaleão, nêmesis, vilãs, heroína, mulher valente, mocinha melodramática e religiosas. Uma mesma personagem ocupou mais de uma classificação. |