Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da nova classe C

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Mauro, Rosana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-28012015-102445/
Resumo: A presente pesquisa pretende estudar aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela com foco na representação do que vem sendo considerada a \"nova classe C\" ou \"nova classe média\" brasileira. Para tanto, analisou-se cenas das telenovelas Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, e Cheias de Charme (2012), de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. Ambas exibidas na Rede Globo, a primeira no horário das 21 horas e a segunda às 19 horas. As duas foram consideradas pela mídia como tramas que representam a \"nova classe C\", o que justifica a escolha. Inicialmente, o trabalho traz uma breve discussão teórica sobre o termo midiatização, sobre as concepções sociológicas de classe social e os estudos realizados sobre telenovela e classe. Pretende-se, assim, problematizar a expressão \"nova classe C\", de modo a entender sua natureza e validade sociológica, bem como levantar a forma como a telenovela costuma retratar as classes sociais, para, assim, rumar às análises com embasamento teórico. A metodologia de análise se fundamenta na concepção marxista de materialismo histórico e dialética, com a qual estão relacionadas as teorias do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, a Análise do Discurso Francesa e a Análise do Discurso Crítica. Essas teorias tiveram alguns de seus elementos mesclados e utilizadas como protocolo metodológico. A partir do protocolo e dos levantamentos teóricos sobre classes sociais e telenovela, objetiva-se averiguar as nuanças da midiatização do consumo e do sentido de classe social na representação discursiva do que vem sendo chamada a \"nova classe C\" em cenas selecionadas de Avenida Brasil e Cheias de Charme. Com as análises das cenas que retratam situações que aludem ao consumo, obtivemos resultados que apontam para o fato de ambas as telenovelas, em diferentes graus, apresentarem em seus discursos características que condizem com o modo próprio da telenovela tratar as classes sociais, assim como elementos que se relacionam com uma visão social hegemônica, além de aspectos que estão conectados com a realidade comentada pelos sociólogos e que também indicam mudanças na forma usual das telenovelas retratarem as diferenças sociais. Ademais, de acordo com o conceito de midiatização e com o papel da telenovela no Brasil, acreditamos que essas representações contribuem para a formação de um conhecimento social do que seria a \"nova classe C\" brasileira.