Navegando com a telenovela? Mediações, recepção e ficção televisiva em tempos transmídia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Pereira, Tissiana Nogueira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27164/tde-26022021-225807/
Resumo: Esta tese é uma releitura e atualização teórico- metodológica do clássico livro de recepção Vivendo com a telenovela- mediações, recepção, teleficcionalidade, publicado por Lopes, Borelli e Resende, em 2002. Investigamos como a recepção da telenovela tem sido reconfigurada devido ao contexto comunicacional atual das novas mídias em que as tecnologias estão criando um ambiente transmídia já incorporado no cotidiano comum das pessoas e nas mídias sociais. Isto foi feito a partir de um estudo de recepção com amostra qualitativa composta por duas famílias de diferentes classes sociais (uma de classe média baixa e uma de classe média alta). O corpus da tese é composto por todos os capítulos da telenovela O Sétimo Guardião (Globo, 21h), de Aguinaldo Silva, disponibilizados e acessados na plataforma Globoplay. É um tempo diferente daquele em que o livro foi escrito e publicado, com 18 anos de distância. Por isso, o tema é relevante por ser contemporâneo e problematizar um possível empoderamento do receptor dentro da nova ecologia comunicacional. A pesquisa de releitura tem como eixo teórico e metodológico a Teoria Barberiana da Comunicação de Martín-Barbero (1987, 2017) e de classe social a partir de Pierre Bourdieu (2007), como no livro, acrescida pelos estudos sobre transmídia (JENKINS, 2006, 2009) para problematizar a nova ambiência comunicativa possibilitada pelas novas mídias, fluxos e plataformas. A tese tem na exploração multimetodológica e na adequação dos Mapas das Mediações (MARTÍN-BARBERO, 1987, 2009, 2016, 2017) os dois eixos a partir dos quais se investiga a recepção de dentro do contexto transmídia caracterizado por mutações na produção e na recepção de conteúdos comunicacionais na contemporaneidade. Entre os principais resultados, estão o fato de que a classe social continua sendo mediação estruturante na recepção da telenovela mesmo que com algumas resignificações geradas pelas novas tecnologias e pelo novo ecossistema digital da contemporaneidade. Além do que a recepção da telenovela foi reconfigurada desde o estudo de 2002, justamente devido à presença das novas mídias no espaço doméstico. A intensidade dos usos e apropriações destas novas telas varia de acordo com a geração dos informantes.