Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Bushatsky, Ines |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-19092022-155943/
|
Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo a investigação acerca do conceito de autodefesa a partir da reflexão sobre dois filmes do diretor sueco Goran Olsson, Concerning Violence (2014) e The Black Power Mixtape 1967-1975 (2011). Para tanto, a pesquisa se ampara também nas considerações críticas de autores como Frantz Fanon e Walter Benjamin, sobre o problema da violência e suas implicações políticas, bem como nas reflexões de Georges Didi-Huberman sobre a noção de levantes e nos trabalhos de Jared Ball sobre a forma da mixtape, a qual temos como horizonte nas nossas análises dos filmes de Olsson, eles mesmos, segundo seu autor, pensados como mixtapes cinematográficas. Também compõe esta dissertação um Dossiê Pedagógico no qual são reunidas proposições criativas e pedagógicas sobre os conceitos que norteiam este trabalho, a partir de materiais teóricos e artísticos nos quais a ideia de autodefesa é articulada em algumas das suas possíveis acepções. |