Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Santos, Elvio Aparecido Roseno dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-04012022-164903/
|
Resumo: |
Esta pesquisa acadêmica teve como objetivo apontar substanciais críticas atribuídas ao movimento cultural funk, especificamente alguns de seus subgêneros musicais e controversos episódios associados, relacionando-as com as questões socioculturais de sua década ou momento histórico em que esteja inserido a fim de demonstrar estes referidos questionamentos enquanto reproduções de vários fenômenos da nossa sociedade contemporânea. Para tanto, partiu-se da abordagem metodológica qualitativa, valendo-se de procedimento de pesquisa bibliográfica histórica, abordando temas como: a observação de novas fontes históricas, especialmente as obras artísticas, para a descoberta e o esclarecimento das questões socioculturais de indivíduos e grupos sociais até então excluídos das pesquisas históricas anteriores; estudo acerca das funções sociais da Arte e da Música, estas objetivando reproduzir o cenário cultural, social, político, econômico e tecnológico da sociedade circundante à obra artística observada; os Estudos Culturais; a música popular em um contexto histórico-cultural e, ao final desta, uma pesquisa histórica acerca das três primeiras décadas do funk (1990, 2000 e 2010) apontando alguns fatos e dados que demonstram a sua relação de espelhamento às diversas questões socioculturais existentes no momento histórico correspondente. Com isso, constatou-se que os indicados subgêneros musicais do funk e os episódios circundantes são resultados de fenômenos culturais peculiares à década e ao momento histórico-cultural que fora originado, assim modificando-se e adaptando-se a cada um destes momentos |