Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Magalhães, Norma Suely Miranda |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33907
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Resumo: |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a reconfiguração recente do funk, notadamente nos anos 2000, considerando as desigualdades territoriais e a história da cultura popular no Rio de Janeiro. Uma das principais manifestações dessa reconfiguração são os encontros das “galeras funk” ou “funk das antigas”, organizados por funkeiros da geração dos anos 1990 e que buscam dotar de novos sentidos o funk contemporâneo. A hipótese é que o movimento cultural do “funk da galera” se constitui a partir de três eixos principais: a) da (re)apropriação do passado do funk, especificamente dos anos 1990; b) da articulação entre organização das “resenhas” (encontros das “galeras funk”), localização territorial e poder público; e, por fim, c) representações sobre vertentes contemporâneas do funk, das quais a “galera funk” deseja se afastar ou sobre as quais têm críticas. Para tanto, propomos a reconstituição desde os anos 1990 do movimento funk carioca e como atualmente a “galera funk” apresenta seus encontros como espécie de resgate ou renascimento do “funk das antigas”. Utilizando-se de técnicas qualitativas, como entrevistas e observação participante, a pesquisa buscará acompanhar como os integrantes das “galeras funk” se apropriam de certas experiências pretéritas vividas como funkeiros, bem como as motivações e as relações com diferentes grupos e instâncias do poder público que viabilizam a principal manifestação do funk das antigas, as “resenhas”. |