Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Ferrari, Mélodi Dall\'Agnese Perin Franquine |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-22052023-105135/
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Resumo: |
O fenômeno recente do surgimento de feiras de arte impressa, em especial após a 2009, no Brasil e em outros países ocidentais, criou um mercado de arte que possui características diferentes do mercado da arte contemporânea composto por galerias, feiras e leilões. A arte impressa possui características próprias: é uma mídia reproduzível, de menor custo e com características de exibição próprias, principalmente quando se trata de publicações de artistas. Assim, este trabalho busca identificar as posições dos agentes e instituições que atuam nos processos de legitimação dentro do mundo das artes impressas, nomenclatura que desenvolvo com base no conceito de mundo da arte desenvolvido por Becker (2010), sendo, portanto, uma análise a partir da abordagem da sociologia da arte. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa sobre o setor, levantando dados para o mapeamento da arte impressa no Brasil e pesquisa qualitativa através do levantamento bibliográfico sobre o tema e entrevistas com agente do setor: Nara Milioli, da Observatório Móvel; Ricardo Rodrigues, do selo Experimentos Impressos; e, Cecilia Arbolave e João Varella, idealizadores da Feira Miolo(s), Banca Tatuí e Editora Lote 42. |