A Bíblia segundo Balzac: Deus, o Diabo e os heróis bíblicos em A Comédia Humana

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Mello, Lucius Flavius de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-24042024-100201/
Resumo: Esta tese pretende analisar a intertextualidade entre a obra de Honoré de Balzac e a Bíblia. Apontar as formas com as quais o romancista enriquece sua narrativa, seja citando, parodiando, imitando, ironizando ou apenas se inspirando nas Sagradas Escrituras. O objetivo desta tese também é investigar as possíveis razões que convocam Balzac a transportar as figuras de Deus, do Diabo e dos heróis bíblicos para A Comédia Humana. Balzac não parte da Bíblia, mas passa por ela para promover a fertilização dos seus romances, contos e novelas. No decorrer desta pesquisa perseguiremos essas questões e destacaremos inúmeras cenas de A Comédia Humana nas quais os relatos e as figuras da Bíblia são hospedados simbolicamente no pensamento e nas falas dos personagens e narradores balzaquianos. Balzac acreditava que o artista era o Cristo do pensamento e que tinha a missão de continuar a obra divina na Terra. Escreveu mais de uma vez em cartas aos amigos e a Mme. Hanska, que desejava elaborar um novo Evangelho. E se considerava realmente um moderno evangelista nessa realista Bíblia Mundana que ele chama de A Comédia Humana