A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso 

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Nicolino, Marcelo Sarra
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/
Resumo: Este trabalho estuda a utilização da ferramenta gráfica de análise espectromorfológica desenvolvida por Lasse Thoresen como auxiliar na análise da composição do sound design cinematográfico, com o desenvolvimento de partituras de escuta. Avaliamos uma forma de notação dos eventos sonoros presentes na trilha sonora cinematográfica com a adaptação desta ferramenta de notação, partindo da identificação dos critérios apontados por técnicas de análise audiovisual, aliadas posteriormente às metodologias de análise do objeto sonoro comumente utilizadas na música eletroacústica. Como estudo de caso, realizamos as transcrições espectromorfológicas de cinco sequências do filme A Conversação (1974), dirigido por Francis Ford Coppola, e desenho de som de Walter Murch, destacando pontos formadores do contrato audiovisual.