Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Morabito, Fabiana |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-08012014-155921/
|
Resumo: |
A proposta central desta pesquisa é analisar os filmes do cineasta russo Nikita Mikhalkov produzidos no período pós-soviético, sem, contudo, desconsiderar as demais obras do momento soviético. O estado de dissolução de valores na Rússia pós-soviética e a falta de parâmetros, principalmente dos jovens, motivaram Mikhalkov a produzir filmes cuja forma e conteúdo fossem acessíveis e emblemáticos, aproximando-se do cinema blockbuster e persuadindo o espectador através do uso incessante de símbolos. Seu público-alvo são os jovens, porém sua crítica se estende a todos os afetados pelo capitalismo, sistema que o cineasta considera ser nocivo ante a misteriosa alma russa. Diante disso, o trabalho questionará sua proposta no momento atual. |