Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Henrique Canary |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8155/tde-27122021-184530/
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Resumo: |
Desde o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, observa-se na Rússia um fenômeno que vários pesquisadores têm chamado de \"nostalgia soviética\", ou seja, uma revalorização da experiência vivida pela Rússia entre 1917 e 1991. Essa visão romântica do passado penetra profundamente a sociedade russa contemporânea, influenciando fortemente a produção cultural do país, com uma multiplicidade de programas de TV, filmes, livros e outros produtos que remetem a uma visão positiva e sentimental do passado soviético, em oposição à visão negativa que predominou durante a década de 1990. Por meio da análise do programa televisivo Namiédni - 1961-1991: Nacha era (Trad.: Recentemente - 1961-1991: Nossa era), uma série documental sobre o passado soviético que foi ao ar na TV russa entre 1997 e 1998,a presente tese visa demonstrar que a nostalgia soviética surge como resultado mais ou menos espontâneo do desenvolvimento do país. O trauma das reformas liberalizantes da era Iéltsin fez com que as pessoas olhassem com outros olhos para o passado recente e passassem a revalorizar o período soviético. Mas a história não parou aí. No início dos anos 2000, com a ascensão de Pútinao poder, o Estado russo entrou em cena e passou a se utilizar do sentimento nostálgico dos russos para promover uma \"nova ideia nacional\", profundamente patriótica e nacionalista. Aquilo que era um mero lembrar se transformou em uma política cultural específica, voltada para o renascimento da grandeza passada. Nos termos em que coloca Svetlana Boym (2001), a nostalgia reflexiva (a saudade pura e simples) se transformou em nostalgia restaurativa (desejo derestauração do passado glorioso). |