Gerenciamento de Projetos no Museu de Arte do Rio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Marisa Bueno e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-22032023-081906/
Resumo: Apesar do salto, tanto quantitativo quanto qualitativo, apresentado nos últimos anos pelo campo de estudos de gestão em museus, são poucos os trabalhos focados na análise de ferramentas práticas neste sentido, como por exemplo, pesquisas sobre a viabilidade de utilização de metodologias de gerenciamento de projetos em instituições museológicas. Este trabalho pretende atuar como um estímulo à complementação desta lacuna observada, partindo de uma abordagem interdisciplinar sobre o estudo de caso do Museu de Arte do Rio (MAR) e das ferramentas de gerenciamento de projetos utilizadas pelo Instituto Odeon, Organização Social de Cultura (OSC) responsável pela gestão do museu desde sua inauguração até o final de 2020. Pretende-se aqui, explicitar a relevância destas metodologias no planejamento e execução das ações, na integração das equipes, nas melhorias contínuas e na análise dos resultados. Para tal, o trabalho realizou uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental do estudo de caso, dos processos históricos evolutivos da gestão museológica e das metodologias de gestão de projetos, tanto com abordagens tradicionais (PMI) quanto Ágeis (Scrum). A partir da contextualização do estudo de caso desde seu histórico, arquitetura, bases jurídicas e legais e principais diferenciais de seu programa e atuação dentro da Museologia, associados às entrevistas e visitas executadas durante a pesquisa, restrita ao recorte temporal definido pelo período de atuação dos dois Contratos de Gestão acordados entre o Odeon e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC-RJ), foi possível a análise e cotejamento dos dados a fim de verificar sua viabilidade dentro a hipótese levantada. Como conclusão, se temos por um lado, a comprovação do valor agregador e integrador de tais metodologias, temos por outro, fragilidades relacionadas às disputas políticas em que os equipamentos culturais aparecem cada vez mais como alvos no certame entre obscurantismos radicais, manutenção elitizante do capital cultural e democratização do conhecimento. Ainda assim, as metodologias se mostram como um instrumento de defesa ao atuar nas barreiras funcionais da instituição, permitindo agilidade na comunicação e viabilizando a celeridade das ações, atingindo resultados com qualidade a despeito dos prazos próximos do inexequível.