Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Gabriel, Ana Paula dos Anjos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-01022017-095243/
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Resumo: |
Estudo histórico de práticas interpretativas de Furio Franceschini (1880-1976) e de Martin Braunwieser (1901-1991) relacionadas a performances que ambos realizaram, como regentes corais, na cidade de São Paulo. Os dois maestros foram proeminentes regentes corais na cidade e regeram uma quantidade significativa de performances musicais com coros. Restringimos nossa pesquisa a performances artísticas de obras musicais de origem europeia na cidade de São Paulo. As informações a respeito das práticas foram obtidas através de um conjunto de fontes documentais estabelecido especialmente para a pesquisa, através da consulta e visita a acervos físicos de São Paulo, bem como acervos digitais. A partir das informações obtidas das fontes, realizamos um levantamento de performances musicais de obras do repertório europeu que permitiu a identificação de um panorama geral de práticas empregadas pelos maestros em suas performances. Também realizamos, nesta pesquisa, um estudo de caso com as performances de Franceschini e Braunwieser da Paixão segundo São João BWV 245 de Johann Sebastian Bach (1685-1750). A pesquisa adotou um referencial teórico multidisciplinar que abrange autores da Nova História Cultural, da História da Música, da História da Performance e de Estudos em Performance e Práticas Interpretativas. O referencial teórico e os procedimentos de pesquisa que adotamos proporcionaram a identificação, contextualização e discussão das práticas interpretativas mais presentes na atividade de ambos como regentes corais, associadas ao repertório europeu e à atividade coral artística dos dois maestros. Avaliamos que essas práticas interpretativas foram uma contribuição valiosa desses maestros para o canto coral artístico em São Paulo. Com a presente dissertação pretendemos, portanto, contribuir com os estudos acadêmicos e a discussão de parte desse importante legado artístico de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral em São Paulo. |