Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1999 |
Autor(a) principal: |
Santos, Alessandro de Oliveira dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-04122018-151311/
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Resumo: |
Final de milênio: de um lado temos a experiência total de dessacralização da sociedade contemporânea baseada no desenvolvimento humano do intelecto e da ciência, e, de outro, um crescente interesse por esta mesma sacralidade perdida, manifestapelo reinvestimento humano nos símbolos sagrados em busca de uma orientação transcendente. Nesta arena convivem inúmeras imagens e idéias que fornecem o substrato para a formação das representações sociais que habitam o imaginário coletivo einfluenciam o imaginário e as identidades pessoais. Toda sociedade possui representações criadas socialmente que estruturam as atitudes, os valores, os conhecimentos e pautam, em conseqüência, as condutas dos diferentes indivíduos e dos grupossociais em relação a múltiplos fenômenos, entre os quais a saúde e a doença. Estes fenômenos, ao mesmo tempo que possuem uma dimensão social, constituem a mais íntima e individual das realidades, sendo exemplos concretos da ligação entre apercepção individual e o simbolismo social, logo, do processo de produção de representações sociais. As representações sociais são uma forma de conhecimento social, um modo de pensar e de interpreta a realidade cotidiana: atividade mentalutilizada por indivíduos e grupos a fim de fixar sua posição em relação a situações, acontecimentos e comunicações que lhes concernem. Situada no campo do conhecimento social a tarefa desta pesquisa é investigar as representações sociais dossacerdotes supremos do Candomblé Jéje-Nagô(pais e mães de santo) sobre saúde e doença. Buscando compreender como esta religião, através das várias formas pelas quais seus símbolos são vivenciados e continuamente re-significados por indivíduos egrupos, produz elementos para a promoção da saúde e para a prevenção, controle e enfrentamento da doença, inlfuenciando a maneira pela qual doente e comunidade percebem e tratam o problema. A pesquisa possui como meta contribuir para a formação ) e prática dos profissionais de saúde através do estudo do caráter sócio-cultural das representações de saúde e doença |