Ryōsai Kenbo e o Mangá Shōjo: o mangá para meninas como construtor e propagador do ideal da \"Boa Esposa e Mãe Sábia\"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Melo-Nascimento, Marina Teresinha de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-05032021-180300/
Resumo: O presente trabalho busca entender como o ideal da Boa Esposa e Mãe Sábia, ryōsai kenbo, criado no período Meiji como modelo de educação feminina, ainda está presente nos quadrinhos japoneses. Tornar as estudantes da elite em donas de casa ativas e intelectuais, capazes de cuidar da educação dos filhos e dialogar com seus maridos, se tornou um grande projeto educacional. Tal projeto encontrou nas páginas das revistas para adolescentes um lugar de propagação fora do ambiente escolar. As revistas literárias no pré-guerra, editadas e coordenadas por uma elite intelectual masculina, incentivavam este valor e procuravam preparar e moldar as leitoras para uma vida doméstica e conjugal, recompensando personagens castas, puras e dedicadas e condenando aquelas que se relacionassem com rapazes antes do casamento. O mangá shōjo surge no pós-guerra como uma nova forma de contar histórias, acompanhando as mudanças sociais de cada década, como a liberação sexual, o acesso ao mercado de trabalho e ao ensino superior, mas ainda, nas entrelinhas glorificando a imagem da esposa e mãe como modelo para as leitoras. Muito se deve a continua atuação das editoras no processo de criação das histórias, reproduzindo conteúdos e valores que estejam alinhados a uma imagem feminina específica. Em nossa análise do mangá Black Bird, vemos como a personagem principal, Misao, é uma versão moderna da Boa Esposa e Mãe Sábia, sendo moldada conforme este ideal, apenas se tornando livre após o matrimônio e a maternidade. Após entender seu papel dentro da família do marido e se sacrificar para dar à luz a um filho, Misao passa a ser, finalmente, uma pessoa completa, capaz de seguir o próprio caminho. É se tornando mãe e esposa que a personagem se torna humana.