Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Silva, João Augusto Rodrigues |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-21022019-101729/
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Resumo: |
Esse trabalho propôs a realização de um estudo das características morfológicas e iconográficas das coleções de cerâmicas arqueológicas do acervo do Museo Hermógenes Mejía Solf, localizado em Jaén, na Alta Amazônia peruana. O objetivo central da pesquisa foi entender padrões e variações de estilos visualmente observeis a partir da identificação de conjuntos de artefatos cerâmicos que conformam o acervo do referido museu, bem como a comparação dos mesmos com estilos arqueológicos tradicionalmente conhecidos como característicos de regiões adjacentes à área de pesquisa, a saber: da Costa Norte lambayecana, da Serra de Cajamarca (e das Terras Baixas amazônicas. O trabalho justifica-se, entre outros aspectos, pela exiguidade de pesquisas arqueológicas dedicadas à Alta Amazônia peruana, bem como pela riqueza do patrimônio arqueológico salvaguardado pelo museu. Os dados levantados e resultados das análises apontam para a identificação de um palimpsesto de formas e estilos, reforçando a hipótese de um intenso contato entre povos andinos e amazônicos no chamado Período Tardio da cronologia relativa usualmente adotada na arqueologia andina. |