Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Leal, Hermes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-15082016-093638/
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Resumo: |
Com base na teoria da semiótica greimasiana da narrativa e em seus desdobramentos na semiótica da paixão e tensiva, este trabalho analisa o texto do roteiro cinematográfico dos filmes Central do Brasil e Estômago com a finalidade de detectar e teorizar a alma dos personagens e estabelecer parâmetros entre as teorias do roteiro e as teorias semióticas. O objetivo é organizar uma teoria da narrativa com a inclusão do personagem como gerador dos percursos da ação que possa ser aplicada na teoria cinematográfica da análise e construção do roteiro. Este corpus teórico semiótico será utilizado com a finalidade de solucionar uma grande problemática do roteiro, que é a dificuldade de adentrar nas camadas mais profundas da narrativa e dos personagens, considerada uma área nebulosa e impenetrável. Ao nos concentrarmos na análise e evolução da narrativa no interior da semiótica das paixões e tensivas, propomos demonstrar como alcançar esse nível profundo examinando a passionalidade dos personagens através de seus estados patêmicos de alma. |