Entregêneros: representações do feminino na teledramaturgia brasileira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Ramos, Daniele Gross
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-21032017-103138/
Resumo: EntreGêneros: Representações do Feminino na Teledramaturgia Brasileira é tese de doutorado, que busca pesquisar como são construídas as representações do feminino nos produtos teledramatúrgicos nacionais, especificamente em séries - e suas derivações - seriados/sitcoms e unitários. Neste estudo, damos continuidade à pesquisa anterior, em que investigamos a importância que a presença midiática tem na contraestigmatização de grupos socialmente minoritários. Consideramos que as representações que nossa teledramaturgia constrói sobre determinados grupos também são importantes para compreender os valores de nossa sociedade, bem como as reafirmações ou deslocamentos dados nas enunciações desses programas, tão presentes em nosso dia a dia. Para a realização desta pesquisa, foram construídos dois bancos de dados: o primeiro, a partir dos dados dos sete Censos realizados pelo IBGE, entre os anos 1950 e 2010, e também dos PNADs desse intervalo; o segundo abrangeu temas, diretores, roteiristas, atrizes que interpretaram as protagonistas e as respectivas profissões, entre outros dados, ao longo dos 15 programas aqui pesquisados. Durante o mapeamento também foi feita uma seleção de cenas, que posteriormente serviram para a montagem de um filme-compilação, em formato de curta-metragem. Essa pesquisa abarcou seis eixos temáticos: Relações Amorosas e Familiares, Corpo e Comportamento, Sexo e Sexualidade, Violências Contra a Mulher, Cidadania, Políticas Públicas e Problemas Sociais e Trabalho, Carreira e Sustento, que também serviram de subdivisão cênica para o filme. Além dos mapeamentos realizados, a pesquisa também engloba uma análise discursiva, partindo dos estudos da AD Francesa, a ser demonstrada na parte final desta tese, que também acompanha um quadro contrastivo entre os eixos temáticos ao longo do tempo, bem como uma linha do tempo, que mensura a intensidade dos eixos. Assim, um dos principais objetivos desta tese é debater e problematizar o quanto um produto de entretenimento pode complexificar a vida e o ser humano, servindo de base não apenas para diversão, mas também para reflexão, educação, transformação