Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Jatene, Íris de Araújo
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Faria , Maria Cristina Brandão de
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Trinta, Aluizio Ramos
,
Orofino, Maria Isabel Rodrigues
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação
|
Departamento: |
Faculdade de Comunicação Social
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1055
|
Resumo: |
Esta dissertação propõe analisar as biografias nas minisséries brasileiras recentes por meio da análise textual (CASSETTI; DI CHIO, 1999), em conjunto com as moldurações (KILPP, 2003). O primeiro método visa decompor elementos de audiovisuais e reagrupá-los com uma visão crítica, destacando a arquitetura, funcionamento, estrutura teórica e estratégias. A técnica das molduras entra como coadjuvante na identificação de tais elementos. A proposta foi conceituar a forma de reconstituição biográfica adotada pela ficção televisiva brasileira, a partir dos conceitos de teledramaturgia nacional e docudrama. É a partir dessas definições que se traçaram os contornos próprios das telebiografias Dalva e Herivelto (Globo, 2010) e Maysa (Globo, 2009), escolhidas para análise empírica, já que, dentre os exemplos mais atuais, foram obras produzidas diretamente para a televisão, envolvem períodos históricos próximos (mas não semelhantes) e narram as biografias de ídolos de um meio comum, a MPB. O que se constatou foi uma atual tendência de representações biográficas (foram cinco dessas minisséries, em cinco anos), no formato de microssérie (com poucos capítulos), que priorizam uma narrativa ficcional baseada em fatos reais. Narrativas estas chamadas aqui de telebiografias e moldadas pelos contornos de um dos mais significantes gêneros das matrizes culturais brasileiras na TV: a teledramaturgia. |