Uma cidade entre o inferno e o céu: as representações de Buenos Aires nos romances El Examen e Rayuela de Julio Cortázar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Souza, Rafael Vaz de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11062018-153220/
Resumo: A dissertação presente procura compreender o modo como se dá a construção das imagens da cidade de Buenos Aires em dois romances do escritor argentino Julio Cortázar. Partindo da hipótese de que tal imagem sofre modificações importantes com o autoexílio do autor em Paris, realizado no ano de 1951, ele busca realizar uma análise comparativa entre o romance El examen, escrito em 1950, quando ainda residia na Argentina, e Rayuela, publicado em 1963, ou seja, depois de mais de dez anos vivendo longe de seu país. A fim de empreender uma interpretação detalhada dos textos escolhidos, o trabalho se divide em dois grandes capítulos, um para cada romance em questão. O primeiro tem El examen como objeto e procura identificar como ele constrói sua representação da capital argentina ao mesmo tempo em que instaura uma alegoria do regime peronista, contemporâneo à sua escrita. O segundo elege Rayuela enquanto texto escrito no exílio e tem como objetivo central determinar a maneira nostálgica e memorialista mediante a qual ele representa a Buenos Aires deixada pelo autor. Finalmente, o trabalho coteja ambos os textos a fim de definir em quais momentos eles se aproximam e em quais se afastam ao erigirem, cada um a seu modo, suas particulares imagens da capital argentina.