Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Cardoso, Natália Acurcio |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-26092023-120332/
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Resumo: |
A arte aparece no processo de desenvolvimento da consciência na Fenomenologia do Espírito, obra na qual Hegel apresenta um percurso de necessidade em direção ao saber absoluto, dentro do capítulo da Religião. Sendo a arte uma das figuras desse sistema, que é por inteiro necessário, gostaria de refletir sobre as peculiaridades da necessidade da arte nesse processo. A teoria do espírito de Hegel parece essencial para que possamos compreender como a arte opera enquanto figura, quais são suas características, e qual a relação que podemos estabelecer com a filosofia do autor. O texto central para o desenvolvimento do desse trabalho será a Arte-Religião, que configura o item B do capítulo VII da Fenomenologia. Outros trechos da obra, porém, serão abarcados para uma melhor compreensão do nosso texto base, e será atribuído um destaque central na nossa pesquisa para o prefácio e a introdução da FE, já que ambos operam como um norte para a compreensão do processo da consciência como movimento dialético. Além disso, os Cursos de Estética de autor serão abordados tendo em vista tanto uma compreensão da arte, da filosofia e da religião nessa obra, como uma possível relação com o lugar da arte na Fenomenologia. |