Horizonte, traço, fantasma - Presenças-ausências: Steve Paxton, Pina Bausch, Kazuo Ono

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Sanches, Pedro Rodrigo Peñuela
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-26022021-225210/
Resumo: Reconhecendo a centralidade de certas noções de presença para as atuais teorias e reflexões no campo das artes cênicas, este trabalho descreve e discute modos paradoxais de relação entre presença e ausência na obra de três artistas da dança: Steve Paxton, Pina Bausch e Kazuo ?no. Dialogando com algumas das teorizações sobre a presença em artes cênicas e com discussões filosóficas e psicanalíticas atravessadas diretamente por essa temática, encontramos nas obras desses três artistas exemplos consistentes que nos permitem descrever certas matrizes de entrelaçamento entre presença e ausência, que nomeamos como horizonte, traço e fantasma. A discussão dessas matrizes se dá mediante uma acepção do paradoxo como um operador epistemológico, partindo sobretudo de um diálogo com concepções paradoxais da subjetividade e da arte construídas por autores como Donald Winnicott e Jacques Rancière. A partir dos três vértices principais de discussão indicados, são examinadas diferentes implicações e aspectos dos trabalhos desses artistas, que nos levam a certos posicionamentos generalizáveis sobre o lugar da noção de presença em artes cênicas, sobre certos aspectos fundamentais da poética na dança contemporânea e algumas implicações epistemológicas, estéticas, políticas e historiográficas trazidas pela noção paradoxal de presença-ausência que procuramos desenvolver.