Coreografias de Pina Bausch e Maguy Marin: A teatralidade como fundamento de uma Dança Contemporânea
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24073 |
Resumo: | O objeto deste trabalho é o estudo das relações entre as artes da dança e do teatro através de duas obras-primas da Dança Contemporânea que, a partir dos anos 80, constituíram uma nova forma de pensar e apresentar o movimento dançado. Ambas engendradas pela aproximação entre as artes da dança e do teatro e que produziu duas formas espetaculares para a arte coreográfica contemporânea: a Dança-Teatro Alemã, aqui representada pela coreografia 1980, Ein Stück von Pina Bausch, de Pina Bausch, e a Nova Dança Francesa, que se faz presente nesta pesquisa com a coreografia May B, de Maguy Marin. Estas duas obras demonstram de modo exemplar a utilização de processos da prática teatral assim como a presença de seus elementos na produção destas duas correntes da dança europeia. A primeira peça será abordada tanto em sua relação com o Teatro Épico de Brecht, como pelas assimilações e subversões textuais e cenográficas da prática teatral tradicional. Do mesmo modo, a coreografia May B indicará o diálogo entre a dança e os princípios do Teatro do Absurdo de Samuel Beckett. Além de nos ajudarem a pensar as aproximações entre as artes da dança e do teatro, o trabalho destas coreógrafas favorece o estudo das origens modernas da dança e do teatro, facilitando a compreensão das motivações e das transformações que atravessaram a história recente dessas artes. |