Crítica e reconciliação: o teatro de T. S. Eliot, 1926-1939

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Ferrari, Luís Felipe
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-05112024-183735/
Resumo: Três peças de T. S. Eliot compõem os objetos desta dissertação: os fragmentos de Sweeney Agonista (Sweeney Agonistes, 1926-1927), Assassinato na Catedral (Murder in the Cathedral, 1935) e A Reunião de Família (The Family Reunion, 1939). Cada capítulo procura mostrar como a atitude política de Eliot, supondo uma crítica das sociedades industriais - formulada a partir de uma noção de cultura como uma comunidade de valores compartilhados -, e uma tentativa de modificar o sentido social da literatura, objetiva-se em seus experimentos teatrais, formalmente muito diversos entre si. Sweeney, peça moralizante de linguagem cênica abstrata, se apropria dos recursos do teatro musical e do jornais de sensação e se aproxima do anti-ilusionismo do Nô e do teatro simbolista (Yeats). Assassinato na Catedral encontra soluções épicas para narrar o martírio de Thomas Becket, avançando princípios formais incompatíveis com o drama (Szondi), que serão descritos a partir do conceito de romança (Lukács). A Reunião de Família opera uma refuncionalização, que pode ser comparada àquela operada por Brecht, dos gêneros do teatro comercial, com intenção didática, visando modificar a relação entre produção estética e práxis social. A tentativa de conciliar um modo de produção artística conforme a mercadoria com a condição almejada por Eliot da arte como expressão dos valores comuns do grupo produz uma tensão, que transparece e pode ser captada em certos elementos formais das peças, especialmente A Reunião de Família, cujas ambiguidades reverberantes e inconsistências aparentes ganham se forem lidas sob esta chave. Assim, a busca de Eliot por alternativas para o palco realista deriva de posicionamentos políticos que orientam a sua dramaturgia e adquirem valor estruturante nas três obras estudadas. O questionamento, esteticamente produtivo, do sentido social da literatura traduz-se na pesquisa formal, gerando contradições que revelam o potencial crítico, mas também os limites do programa do autor