Processos de construção da performance em regência coral: análise, experimentação, ensino e memória na experiência do Coro de Câmara Comunicantus e do Coral da ECA-USP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Cocareli, Denise Castilho de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02072024-123035/
Resumo: Este trabalho visa discutir, no âmbito dos estudos da performance, a produção artística e os processos criativos envolvidos durante o período de realização do Doutorado em Performance em Regência Coral na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), com enfoque na análise e no preparo de obras corais brasileiras que fazem uso de novas grafias e recursos expressivos não tradicionais. O desenvolvimento dos estudos e das ações práticas, no âmbito da pesquisa artística, se deu a partir dos trabalhos junto ao Coro de Câmara Comunicantus (de 2019 a 2022) e junto ao Coral da ECA-USP (em 2023), ambos os grupos integrantes do Comunicantus: Laboratório Coral. Nosso trabalho está dividido em duas partes: a primeira parte consiste em um relato de experiência, apresentado em dois capítulos, nos quais discorremos sobre todas as atividades desenvolvidas com os coros, incluindo discussões sobre escolha, montagem e processos de aprendizagem dos repertórios selecionados, em ambiente online e presencial. A segunda parte consiste na análise interpretativa de três obras que foram montadas e apresentadas ao longo do período da pesquisa, a saber: Dona Nobis Pacem Op. 28 e Minimalisticamixololidicosaxvox Op. 109, de Lindembergue Cardoso; e Motet em Ré menor (Beba Coca-Cola), de Gilberto Mendes, com texto de Décio Pignatari. Nossas propostas de análises interpretativas apresentam ênfases diferentes, mas tiveram como fundamento o Referencial de Análise Silva Ramos (2003). Identificamos nas obras analisadas procedimentos composicionais experimentais, tais como: exploração de massas de sons, utilização de clusters, uso de repetição estrita e variada e desenvolvimento do texto como recurso timbrístico e de construção textural. Os pensamentos expostos ao longo do trabalho abordam a concepção dos critérios para escolha das obras, os processos de ensino-aprendizagem do repertório, bem como a análise musical e a relação dos aspectos musicais com a regência. Além disso, refletem a forma como me relacionei tanto com a música voltada a parâmetros de estética e escrita tradicional quanto com a música de caráter experimental.