Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Magalhães, Maristela Rocha de Almeida
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Fernandes, Dmitri Cerboncini
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Barros, Frederico Machado de
,
Andrada, Leonardo
,
Arribas, Célia da Graça
,
Rodrigues, Wallace Faustino da Rocha
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11471
|
Resumo: |
Este trabalho pretende investigar como as composições de Francisca Gonzaga (1847-1935) para o teatro musicado contribuíram para que ela transpusesse a condição de outsider para a tomada de uma nova posição nas últimas décadas de vida. Procuro investigar e explicar sociologicamente como isso ocorreu naquele microcosmo do Rio de Janeiro, sobretudo entre 1885 e 1935. Além das peças, outros elementos contribuíram para que ela se tornasse uma persona estabelecida. Será elucidado, ainda, o quanto a personalidade de Chiquinha, desafiadora para o establishment da sociedade do seu tempo-espaço, foi preponderante para a repercussão das suas obras. Concluiu-se que a análise dos elementos apontados ratificaram, bem como dilucidaram a conquista do capital simbólico pela maestrina. |