A experiência estética da metrópole: expressões sensíveis do fenômeno metropolitano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rüsche, Roberto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-07122023-120409/
Resumo: Desde a segunda metade do século XIX até a contemporaneidade, o fenômeno metropolitano esteve e ainda está associado a dificuldades relacionadas à esfera subjetiva e sensível. Não obstante a capacidade de identificar situações tipicamente metropolitanas (os espaços e os lugares singulares das metrópoles), diferentes autores reconhecem, em simultaneidade ao surgimento das grandes cidades e à sua consolidação, o enfraquecimento das dimensões sensíveis, o embotamento dos sentimentos ou ainda o esvaziamento do sentido estético relacionado à experiência metropolitana (CACCIARI, 1972, 2010; MUMFORD, 2004; SIMMEL, 1973) e à vida nas metrópoles (LYNCH, 1972; HILLMAN, 1993). Diante do quadro apresentado, esta tese parte da hipótese de que as grandes cidades proporcionaram e ainda proporcionam situações para sua apreensão estética, indicando a possibilidade de estabelecer relações sensíveis com os espaços, lugares e acontecimentos que particularmente caracterizam o fenômeno metropolitano. A partir de reflexões teóricas e referências artísticas, literárias e poéticas, a tese organiza-se em torno do reconhecimento de circunstâncias específicas em que podem ser observadas experiências estéticas com a metrópole. Embora este trabalho trate de situações localizadas em diferentes metrópoles, a hipótese refere-se ao espaço geral das grandes cidades, reafirmando o intento de investigar a possibilidade da expressão estética do fenômeno metropolitano e demais aspectos que se desdobram de sua experiência sensível. Para tanto, os dois primeiros capítulos da tese voltam-se à apresentação dos principais aspectos constitutivos do fenômeno metropolitano e ao reconhecimento da sensibilidade que persiste na experiência estética das grandes cidades notadamente entre o final do século XIX e o início do século XX. Em seguida, o trabalho promove o reconhecimento de possibilidades relacionadas à experiência estética da metrópole com ênfase nas descontinuidades, falhas e ruídos dos espaços metropolitanos, reunindo elementos capazes de retratar sensivelmente as áreas centrais e os subúrbios metropolitanos. Finalmente, o capítulo final da tese dedica-se a explorar expressões estéticas relacionadas à metrópole de São Paulo, coletando excertos e imagens que repercutem impressões sensíveis sobre a cidade enquanto metrópole.