Jazz, indústria cultural e política em Kansas City, de Robert Altman

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Tanaka, Elder Kôei Itikawa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-11102011-093123/
Resumo: O objetivo dessa dissertação é compreender de que maneira se relacionam três elementos presentes na narrativa de Kansas City (1996), do cineasta Robert Altman. Em primeiro lugar o jazz, cuja utilização vai além da concepção tradicional de música como trilha sonora em filmes; em segundo lugar, a imitação de modelos da indústria cultural, que aparece configurada nas personagens Blondie e Johnny O\'Hara; e em terceiro lugar, o cenário político, tanto da narrativa como da produção da obra respectivamente, as décadas de 1930 e 1990 do contexto norte-americano.