Intervenção em edifícações preexistentes: o projeto de Lina Bo Bardi para o Sesc Fábrica da Pompéia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Fuentes Suárez, Maria Belén
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-05092016-141106/
Resumo: O trabalho consiste na análise dos projetos de Lina Bo Bardi que incorporam construções preexistentes, mais especificamente a obra do Sesc Fábrica da Pompeia (1977 - 1986), em que a arquiteta reúne as reflexões que a levaram a manter antigas estruturas, a partir de um processo projetual que, apesar de suas referências, mostra-se autônomo. As ideias sobre \"presente histórico\" e cultura popular, e suas vivências, tanto na Itália como no Brasil, determinam uma postura aparentemente independente do Movimento Moderno e, em especial, da arquitetura da Escola Paulista. Apesar de compartilhar ideais próximos aos dessa escola, os princípios morfológicos adotados por Lina Bo Bardi para atingi-los são opostos, justamente por considerarem a preexistência. Faz-se uma analise comparativa entre esses procedimentos projetuais, levando-se em conta que, no período da construção do Sesc Pompeia, novas visões acerca da relação entre projeto e cidade começavam a ser levantadas.