Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Osterkamp, Guilherme |
Orientador(a): |
Pellegrini, Ana Carolina Santos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/132122
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Resumo: |
Intervir no ambiente construído implica significativo desafio para o arquiteto. Compatibilizar arquiteturas de tempos diferentes sempre despertou aquecidas discussões a respeito de como se deve agir em relação ao patrimônio. Tal diversidade de opiniões invariavelmente desperta o debate a respeito do assunto. A arquitetura brasileira, pelo menos desde a metade do século passado, quando as grandes cidades do país já estavam constituídas, apresenta obras que se destacam como operações bem sucedidas de intervenção no patrimônio edificado. Exemplos notáveis são a Pinacoteca de São Paulo, de Paulo Mendes da Rocha, e o Sesc Pompeia, de Lina Bo Bardi. Herdeiro da obra da arquiteta ítalo-brasileira, o escritório Brasil Arquitetura, ao longo de trinta e seis anos de história, desenvolveu mais de quarenta projetos que dialogam com patrimônio histórico. Nesta dissertação serão apresentadas seis dessas obras, a partir de um ponto de vista pouco usual: o patrimônio como invenção. Esta abordagem trata de novas arquiteturas que, aliadas a preexistências concebidas outrora, são capazes de conferir valor de patrimônio a estas e a si mesmas. Visando a contribuir com a análise das obras será apresentada fundamentação teórica sobre os conceitos de “arquiteturas extemporâneas” e Patrimônio Histórico. Caberá também a este trabalho relatar brevemente a trajetória e precedentes históricos do escritório Brasil Arquitetura, em especial a obra do Sesc Pompéia, episódio fundamental para a constituição de uma visão sobre a arquitetura, a cidade e a sociedade, que caracteriza, ainda hoje, a produção destes arquitetos. |