Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Sandes, Luis Fernando Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-10122024-124522/
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Resumo: |
A abstração geométrica é fenômeno de múltiplas correntes que tem sido trabalhado por artistas contemporâneos ao redor do mundo nas últimas décadas. O argumento da tese é que seis artistas contemporâneos brasileiros têm relações significativas e de diferentes formas com a abstração geométrica e, em específico, com o concretismo paulista. Os artistas são: Carlos Fajardo, Estela Sokol, Artur Lescher, Marcius Galan, Cinthia Marcelle e Roberto Wagner. A questão central refere-se à forma pela qual esses artistas se relacionam com a abstração geométrica e com o concretismo paulista, aqui considerado para se dar maior especificidade ao estudo. A principal relevância da pesquisa encontra-se em desenvolver sistematicamente uma leitura desses artistas que os relacione ao concretismo paulista. A investigação estrutura-se em capítulos monográficos de mesma estrutura sobre cada um deles. Na introdução de cada capítulo, definese o argumento, a saber, a maneira específica pela qual aquele artista relaciona-se com o concretismo paulista. Depois, apresentam-se a trajetória e a poética do artista, ao que se segue análise de suas obras. Após os capítulos monográficos, um capítulo condensa uma discussão preliminar sobre os argumentos empregados nos capítulos. Nem sempre os argumentos apresentados foram totalmente satisfatórios. As fontes utilizadas incluem críticas, notícias e entrevistas de jornais, catálogos, entrevistas dos artistas com o autor e documentos de arquivos de museus. O trabalho demonstra que a relação desses artistas com o concretismo paulista é de proximidade, mas também de deslocamento ou afastamento, bem como nuança a relação entre a arte moderna e a contemporânea. Cada um desses artistas apresenta - mediante um elemento conceitual, formal ou material - ressonâncias específicas do concretismo paulista. A conclusão é que, nesses elementos, há sempre uma contribuição específica do artista, que excede uma mera continuidade. A tese demonstra, assim, que o que há entre esses artistas e esse movimento de vanguarda são relações, associações, ligações ou ressonâncias. A tese busca contribuir, enfim, para uma genealogia da arte contemporânea que a ligue ao concretismo paulista, em leitura alternativa àquela prevalente, que costuma vinculá-la ao neoconcretismo. |