Princípios de Arquitetura Moderna na obra de Oswaldo Arthur Bratke

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Camargo, Monica Junqueira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26042022-155340/
Resumo: O trabalho analisa a produção do arquiteto paulista Oswaldo Arthur Bratke segundo os princípios da arquitetura moderna, com o objetivo de demonstrar sua fidelidade a esse movimento. A primeira parte apresenta as idéias modernas iniciais, identifica os princípios sob os quais se desenvolveu a produção arquitetônica moderna, confere sua adaptação na América, com destaque a um desdobramento exemplar, o programa Case Study House, dada sua estreita relação com a produção de Bratke. Analisa a introdução da arquitetura moderna no Brasil e as particularidades do seu desenvolvimento. A Segunda parte do trabalho analisa a obra do arquiteto através dos princípios levantados. Bratke foi um dos profissionais mais produtivos na cidade de São Paulo, tendo desenvolvido mais de 1500 projetos, de elementos construtivos a cidades, entre as décadas de 30 a 60. Seu início foi à frente de uma construtora, onde desenvolveu o racionalismo construtivo por meio da experimentação de estilos variados e foi incorporando paulatinamente os princípios da nova arquitetura. A partir de 1942, passou a dedicar-se exclusivamente ao projeto, produzindo uma arquitetura funcional, caracterizada pela simplicidade formal, elaborada com rigor, segundos os princípios modernos. Sua produção coincide com a introdução e o desenvolvimento da arquitetura moderna no país e sua análise permite resgatar seus paradigmas, dilemas, certezas e confrontos, o que a torna absolutamente adequada à discussão dos princípios da arquitetura moderna.