Infâncias queer e a beleza das Artes na arte de trans-bordar corpos deslocados

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Marques, Luis Fernando Lobo Rosa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-09122024-171730/
Resumo: Esta pesquisa trata das expressões artísticas de pessoas queer adultas, e o quanto suas experiências com as artes, na infância e/ou adolescência, engendraram dispositivos de enfrentamento às discriminações de gênero. A investigação compreende, então, as vivências de pessoas adultas que se reconhecem como lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais, não bináries, e mais, e como essas orientações sexuais e identidades de gênero, nas infâncias, encontraram respaldo para enfrentar violências, por meio da arte, de modo que vislumbrassem, já naquele período, a emancipação social, e lutassem, ao longo da infância, adolescência e fase adulta, pela restituição e garantia de direitos sociais. O texto é um conjunto de experiências singulares, que compõem um complexo de fatos capazes de demonstrar que as artes impactaram, de forma preponderante, nas vivências queer das infâncias trazidas. Foi dada atenção às narrativas biográficas de corpos-potências-políticas que se identificam nas dissidências ou variabilidades de gênero, e no desmonte de estruturas hegemonicamente e violentamente consolidadas. A busca por propostas contemporâneas descolonizadoras, para tratar destas questões, está presente no aporte teórico, que inclui os Estudos Culturais, e os Estudos Queer, costurados às histórias de vida, equilibradas nas cordas bambas da cartografia e da bricolagem. Considerando o avanço das políticas de extrema-direita, as violências cometidas pelos serviços e agentes públicos, e o exacerbamento das tensões nas situações de desproteção social, com graves violações de direitos humanos, este trabalho tem importância social e política, de maneira que, não apenas escutar para visibilizar a expressão de singularidades, atrelando interfaces artísticas e identitárias, mas escutar para resistir às violências, para buscar mecanismos de restituição de direitos sociais historicamente violados, a partir das produções coletivas. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, que se debruça numa ciência cartográfica, se metamorfoseia enquanto é construída, e se reconstrói no mesmo momento em que se constrói, por que construída por seres, em constante e intensa produção e construção de si e do (seu) mundo. A escrita, assim como o tema, é queer, e pretende-se inovadora. Concluiu-se que a tese encontra ressonância para ser legitimada, partindo-se das costuras entre o aporte teórico, a metodologia e as narrativas biográficas, de forma que se pode confirmar que vivências artísticas em infâncias lgbt possuem potência para a emancipação e transformação social de corpos dissidentes