Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2001 |
Autor(a) principal: |
Calderoni, David |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-30042019-094539/
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Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo verificar a procedência de uma hipótese sobre a origem da simbolização à luz dos dados do caso clínico de Nair, considerada como psicótica e autista em situações escolares e clínicas anteriores ao tratamento que embasou a tese. Segundo esta hipótese, o sujeito constitui o objeto antes de se auto-constituir como eu. A primeira parte do trabalho resume o caso clínico-institucional de Hermes, abordado anteriormente no mestrado, a partir de cuja reflexão surgiu a hipótese que se busca verificar à luz do caso clínico de Nair. Após contrastar detalhadamente a teoria lacaniana do simbólico e a ciência aristotélica do universal com a teoria espinosana da essência singular, o estudo volta-se à apresentação de um apanhado das sessões constitutivas do caso clínico de Nair. Na seqüência, o trabalho procede a reflexão teórica e metapsicológica sobre a condição psíquica singular revelada pela paciente, no contexto da psicanálise freudiana. É também considerado o psiquismo do analista, tal como se revelou na interação com a paciente. Finalmente, no último capítulo, procura-se refletir sobre o significado e a função metapsicológica dos instrumentos teóricos e técnicos acionados ao longo do tratamento de Nair. Tais instrumentos constituíram-se a partir de dois conceitos colhidos junto a filosofia de Merleau-Ponty. Concernentes a uma fundamentação corporal da intersubjetividade, as noções de co-percepção e reflexão em ordem, apropriados técnica eteoricamente ao contexto da prática psicanalítica do autor, tomam parte, no último capítulo, de Lima reflexão sobre a física da luz pressuposta na holografia. ) A conclusão da tese é a de que a hipótese de que o sujeito constitui o objeto antes de se auto-constituir como eu pode ser plenamente confirmada à luz do caso clínico e, além disso, ampliada em sua significação gnoseológica e ontológica, no campo teórico formado pela confluência entre a física da luz (ou óptica) e a psicologia profunda (ou metapsicologia). O campo teórico e prático assim configurado, o autor chamou de Psicologramática, vindo a propô-lo como um novo campo científico |