Projeto Tchaikovsky: diários de um processo de transformação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ornelas, Helena Piccazio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05052022-113737/
Resumo: Esta dissertação autoetnográfica documenta e analisa o Projeto Tchaikovsky, experiência prática que consistiu em reestudar o Concerto para Violino de P. I. Tchaikovsky. O objetivo do Projeto foi transformar a relação de tensão excessiva que havia sido criada cerca de uma década antes entre o corpo da pesquisadora e o Concerto, observando-se a efetividade do viés de estudo escolhido, pautado por métodos de educação somática e prática deliberada. Diários de estudo publicados no blog Papo de Violinista documentaram toda a experiência prática e ao fim do processo realizou-se uma gravação videográfica do referido concerto. A dissertação fornece um vasto elenco de ferramentas e estratégias de estudo, relatando sua eficácia. A análise dos relatos evidenciou entrelaçamentos de fatores que transbordam o objetivo inicial, demonstrando como relações intrínsecas entre diversos aspectos do ser e do cotidiano afetaram e foram afetados pela realização do Projeto Tchaikovsky e desvelando mecanismos que regem comportamentos dentro e fora do estudo do violino.