Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Fucks, Nathália Silva Carapeços |
Orientador(a): |
Marocco, Beatriz Alcaraz |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8753
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Resumo: |
Esta pesquisa trata do impacto do infotenimento (DEJAVITE, 2006; AMARAL, 2008) nas práticas do jornalismo cultural, com foco na produção de notícias do núcleo de cultura da Folha de S. Paulo (sites Ilustrada e F5). Inserido em um cenário de valorização do entretenimento como uma das funções do jornalismo (NEVEU, 2006), o estudo tem como proposta compreender as particularidades da lógica do infotenimento no que tange à escolha das pautas, à influência nos valores-notícia (SILVA, 2014) e à relação com a audiência (BARSOTTI, 2014). Para refletir sobre o tema de forma complexa, foi preciso aprofundar questões como as características do jornalismo cultural, o conceito de cultura, a valorização da indústria dos lazeres, os aspectos do jornalismo de mercado e a aproximação com o conceito de jornalismo diversional (ASSIS, 2018). O acompanhamento das práticas teve inspiração etnográfica (TRAVANCAS, 2006; LAGO, 2007; RYFE, 2018) e foi apoiado por entrevistas e um diário de campo que, posteriormente, foram contrastados com os materiais produzidos pelos jornalistas durante o período de observação. Na análise dos dados obtidos, foi possível concluir que as características do infotenimento, intimamente ligadas à busca por captar a atenção do leitor, impactam a produção da notícia de diferentes formas, da concepção da pauta à execução das matérias, da edição da reportagem à preocupação em ganhar visibilidade via capas dos sites de notícia e compartilhamentos nas redes sociais. Entretanto, entendeu-se também que não há um afastamento completo das técnicas jornalísticas, mas sim, um formato híbrido entre informação e entretenimento. |