O infotenimento jornalístico em rede: reconfigurações e desafios do jornalismo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: FALCÃO, Carlysângela Silva
Orientador(a): PEREIRA JÚNIOR, Alfredo Eurico Vizeu
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25340
Resumo: Este trabalho analisa o impacto do infotenimento no jornalismo em rede. Para isso, discute a potencialização dessa união, decorrente da revolução digital, da cultura conectada e dos novos modelos de interação, cognição e percepção dos indivíduos. Nesse contexto, o frenético fluxo de informações e a disputa pela atenção do público incitam os jornalistas a adotarem estratégias ainda mais chamativas para superar a audiência dos veículos concorrentes. Assim, lançam mão de recursos tradicionais que, somados a novas táticas, configuram um encontro específico do entretenimento com a informação no jornalismo na Internet, levando esta tese a identificar um novo fenômeno: o Infotenimento Jornalístico em Rede (IJR). Esse conceito é materializado a partir do estudo de 7 mil chamadas das homes do UOL, do Globo.com e do Terra — coletadas durante uma semana composta, entre março e abril de 2015 — e da observação empírica de exemplos emblemáticos da contemporaneidade. Tais resultados são analisados à luz de discussões sobre natureza do infotenimento, funções do jornalista, singularidade do jornalismo em rede e fundamentos da cibercultura para, enfim, chegar-se à caracterização dos elementos básicos do IJR: preferência temática por entretenimento e vida privada; apuração a partir de fontes inusitadas; uso da dramatização; emprego do didatismo extremo; valorização sobremaneira da estética; exploração da sensorialidade dos indivíduos; valorização da ludicidade; desejo de engajamento e propagabilidade; e empenho em entreter para mobilizar.