Como se contava uma história nos primeiros anos do cinema: narrativa e linguagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Santos, Araci Koepp dos
Orientador(a): Seligman, Flávia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade do Vale do Rio do Sinos
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Departamento: Escola da Indústria Criativa
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2670
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo estudar as formas narrativas dos primeiros anos de atividade do cinema norte americano, entre 1895 e 1915. O marco teórico do trabalho faz uma contextualização da história das imagens em movimento e da atividade cinematográfica nos Estados Unidos nos primeiros anos de atividade. Em seguida é feita uma discussão sobre as formas narrativas que são encontradas no início da atividade cinematográfica, são elas o cinema de atração, proposto por Tom Gunning, a mostração, conceito elaborado por André Gaudreault, e o modelo clássico de David Bordwell. Também é falado sobre dois elementos da linguagem cinematográfica, o plano e a montagem. A articulação desses elementos com as formas narrativas está diretamente ligado com o desenvolvimento da narrativa. No último capítulo é feita a análise de um conjunto de filmes, com o objetivo de traçar uma linha evolutiva do desenvolvimento da narrativa e da linguagem cinematográfica.