Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Motta, Taís Flores da |
Orientador(a): |
Torre, Alberto Efendy Maldonado Gómez de La |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
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Departamento: |
Escola da Indústria Criativa
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9179
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Resumo: |
Tendo em vista as alterações sociais ocorridas a partir da ampliação constante de possibilidades de interação a tese tem como objetivo geral investigar os processos de transformação publicitária presentes nos vídeos do Porta do Fundos, que apresentam as marcas de forma incomum em relação a publicidade tradicional, bem como os usos e apropriações dos inscritos em comunicação do Canal no YouTube. A pesquisa parte de quatro bases conceituais para o processo de investigação, são elas: perspectivas epistemológicas, midiatização, publicidade e inscritos em comunicação. Procura-se entender, ainda, o humor, a publicidade na contemporaneidade, as culturas audiovisuais digitais e o YouTube. Seguimos a perspectiva da transmetodologia, que parte da ideia de que é necessário construir um caminho único e artesanal para investigar o fenômeno. Sendo uma pesquisa complexa que envolve contexto, sujeitos e publicidade foi necessário criar formas de compreender cada âmbito e, também, articular os dados para resposta da problemática proposta. As principais fases do processo metodológico são: pesquisa da pesquisa, desenvolvida em bancos de dados relevantes da área; Pesquisa de contextualização do YouTube e do Porta dos Fundos, desenvolvida por meio de análise documental; Pesquisa exploratória nos âmbito dos filmes, com análise e aperfeiçoamento de categorias e no âmbito dos sujeitos, por meio de análise dos comentários e questionário estruturado; Pesquisa sistemática, no âmbito dos vídeos com análise de 4 filmes, por meio de categorias e abordagem com os sujeitos, por meio de um questionário de Ethos comunicacional e Vídeo/Conversa. Compreendemos até aqui que a presença das marcas nos filmes do Porta dos Fundos faz parte de um novo paradigma para a publicidade, tendo em vista que, em algumas produções, deixa de falar bem dos produtos e serviços e passa a expor suas fragilidades. Os sujeitos, por sua vez, atravessados e configurados por um sistema digital midiatizado, possuem competências para consumir as marcas nos mais diversos produtos culturais, mesmo naqueles onde não está explícita a intenção da marca. Além disso, estes mesmos sujeitos, ainda em transformação, tendem em um primeiro momento a achar negativa a exposição das marcas de forma incomum, mas evidenciamos que mesmo em uma experiência negativa cria-se vínculos que são importantes para a renovada configuração dos sujeitos e da publicidade. |