O fenômeno youtuber como construtor da opinião pública: estudo de caso Porta dos Fundos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Morelli, Bianca Teixeira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/151162
Resumo: A opinião pública, segundo Walter Lippmann (2010), é aquela manifestada ou trabalhada pela mídia. Tendo como base esta definição, desenvolveu-se esta dissertação com o objetivo de analisar os efeitos nos processos de formação, manutenção e transformação da opinião a partir da transmissão de um posicionamento via humor junto ao público da internet. O corpus da pesquisa foi construído por sete produções de vídeos do Porta dos Fundos com temáticas do âmbito político, social e de gênero. Para tanto, discutiu-se o uso do humor crítico e político das esquetes, refletindo sobre a permeabilidade deles na opinião pública. A metodologia utilizada foi o estudo de caso analítico a partir da avaliação da temática, da quantificação das visualizações, das reações positivas e negativas e da duração dos vídeos. Após a coleta e categorização dos indicadores e dos dados, foi realizada a análise dos efeitos neste processo de construção da opinião pública. Como resultado, apresenta-se um panorama dos novos meios de comunicação, desde as antigas tecnologias até os “novos novos meios” propostos por Levinson (2012), no sentido de contribuir para a análise e discussão sobre a temática, observando que o Porta dos Fundos assume o papel de colaborador na construção da opinião pública, especialmente em termos localizados no âmbito do interesse público, fator norteador do jornalismo. Espera-se, com a conclusão deste estudo, oferecer subsídio para novas pesquisas sobre o tema, que posiciona cada vez mais alguns projetos de YouTube como serviço de utilidade pública, e não somente como entretenimento.